Rio Juruá ultrapassa cota de alerta e chega a 12,14 metros no interior do Acre

Publicado em 22 de novembro de 2018

Defesa Civil já começa a acompanhar áreas de risco. Rio estava subindo cerca de 3 centímetros em uma hora.

O nível do Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, interior do Acre, atingiu a marca de 12,14 metros na manhã desta quinta-feira (22) e ultrapassou a cota de alerta que é de 11,80 m. Com a elevação no volume de águas, o Corpo de Bombeiros da segunda maior cidade do Acre já iniciou os trabalhos de monitoramento para acompanhar as famílias que moram em áreas de risco.

O alto índice de precipitação fez o Juruá elevar seu nível rapidamente. Em menos de três dias, o rio subiu, em média, de 3 centímetros por hora chegando a ultrapassar a cota de alerta nesta terça.

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, capitão Rômulo Barros, a situação no momento já requer vistorias rotineiras no rio para avaliar as condições das casas dos moradores das comunidades mais baixas dos municípios da região.

“No momento, fazemos aquela verificação visual para ver se tem alguma residência comprometida. A gente sabe que muitas casas ficam em área de risco, então, é só mais uma questão de precaução e prevenção”, afirmou o comandante.

Caso o nível se eleve ainda mais, chegando na cota de transbordo, que é de 13 metros, a Defesa Civil começa a atuar para prestar apoio às famílias de regiões onde as casas começam a ser afetadas pela água, como é o caso dos bairros Miritizal, Várzea e Lagoa. Em alguns desses bairros, a água já inundou os terrenos dos moradores.

“Se transbordar, já montamos uma sala de situação dentro do Bombeiro, as Defesas Civis estadual e municipal passam a atuar nessa sala e passamos a atuar em vistorias em três períodos, com o mapeamento de abrigos e em serviços de emergência para os casos de remoção de famílias”, explicou Barros.

No entanto, segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, o Rio Juruá já começou a apresentar vazante nos municípios acima, como Marechal Thaumaturgo, que fica a três dias de barco de Cruzeiro do Sul.

Fonte: G1


Deixe o seu comentário:

Todos os comentários postados são de responsabilidade de seus autores.