Cruzeiro do Sul realiza 1ª Conferência de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos

Publicado em 30 de julho de 2018

Com o tema: ‘Saúde e Qualidade de Vida para População Cruzeirense’, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou na manhã desta quinta-feira (26), a 1ª Conferência Municipal de Saneamento Básico e Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

Estiveram presentes no encontro os diversos segmentos da sociedade, representatividade das associações de moradores, Ministério Público, Ufac, Ifac, Depasa, todas as secretarias municipais, e os demais setores envolvidos na elaboração do plano. De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Everton Amaral, o objetivo dos planos é transformar Cruzeiro do Sul em uma cidade cada vez melhor para se viver.

“Este é o momento de apresentar o Plano de Saneamento Integrado e de Resíduos Sólidos, apresentar os resultados em forma de políticas públicas para sociedade, e ela que vai decidir se o que for apresentado pelos nossos técnicos, se é o que foi coletado em campo”, destacou.

A Procuradora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, Drª Rita de Cássia Nogueira, participou do evento e falou a importância dos planos.

“Quando falamos de saneamento básico falamos de saúde, e de qualidade de vida. Saneamento Básico envolve serviços essenciais para nossa saúde. Existe um levantamento da Organização Mundial de Saúde, que dizia que a cada real investido em saneamento básico, se economizava R$4 reais em medicamentos e leitos hospitalares, e na verdade foi refeito esse cálculo, e a cada real investido se economiza R$9 reais para tentar curar doenças. Parabenizo Cruzeiro do Sul pela realização dessa conferência”, destacou a procuradora.

O Prefeito Ilderlei Cordeiro agradeceu o envolvimento de todas as instituições que contribuíram no desenvolvimento e elaboração do plano.

“Iniciamos esses planos em maio de 2017, decidi que não podíamos ficar de braços cruzados, e deixar um tema tão importante como esse embaixo do tapete. Queremos trazer esse debate para fora, conversar com a população, todas as instituições envolvidas, e parabenizo também nossa equipe com todas as secretarias que participaram na busca pelas informações, fazendo levantamentos hídricos, discussões sobre o saneamento, visitando os ramais, rios, nossos bairros, e hoje acontece a finalização desse debate. Daqui enviaremos a lei para aprovação na câmara de vereadores, para só então termos um plano direcionado para população em busca de levar melhorias para todos. É fazendo o melhor no presente que pensamos também no futuro”, finalizou.

 

 

Assessoria de Comunicação


Deixe o seu comentário:

Todos os comentários postados são de responsabilidade de seus autores.