Mesmo preso, Lula é lançado pelo PT um afronta as autoridades brasileiras

Publicado em 9 de junho de 2018

Eleitorado cresce    

O número de brasileiros que vão às urnas em outubro cresceu 2,6% na comparação com o eleitorado no pleito de 2014. Segundo o último balanço do Tribunal Superior eleitoral, 146,6 milhões de pessoas estão aptas para escolher seus candidatos este ano.

* Lideram a lista dos estados com maior número de cidadãos que podem votar São Paulo, com 33,2 milhões de eleitores, e Minas Gerais, com 15,6 milhões. O total de paulistas com título em mãos representa 22,7% dos eleitores do país.

Campeã

Um levantamento realizado com base em dados dos portais da Câmara dos Deputados, do Sistema de Convênios (Siconv) e da Associação dos Municípios do Acre (AMAC) demonstra que a deputada federal Jéssica Sales (MDB) foi a parlamentar da bancada federal do Acre, que mais empenhou recursos extraorçamentários e emendas parlamentares para os municípios.

* Em três anos e meio de mandato, Jéssica Sales empenhou R$ 76,9 milhões para os municípios acreanos, dedicando seu mandato a causas municipalistas, priorizando a busca de recursos para assegurar o que ela classifica como “o continuo desenvolvimento dos municípios e a atenção as comunidades do interior”.

Fake news  

A primeira decisão do TSE relacionada à divulgação de notícias falsas, as chamadas fake news, deve estimular outras representações à Corte para a retirada de conteúdo da internet.

* Esta semana, o Tribunal determinou a remoção do material contra a ex-ministra Marina Silva das redes sociais. Nos textos, Marina  era associada a atos de corrupção e a delação premiada da Lava-Jato.

Casal em apuros  

O ministro Celso de Melo, do STF, liberou para julgamento uma ação penal contra a senadora Gleisi Hofmann e o marido, ex-ministro do Planejamento Paulo Bernardo. O processo corre no âmbito da Operação Lava Jato.

* De acordo com o MPF, o casal recebeu R$ 1 milhão em propina de dinheiro proveniente de desvios realizados nos cofres da Petrobras. O casal nega as acusações.

Lula candidato?  

Condenado em segunda instância a 12 anos e um mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, Lula pode ficar inelegível, conforme a lei da Ficha Limpa. Apesar disso, a senadora Gleice Hofmann insiste pela manutenção da candidatura do ex-presidente neste ano, mesmo que ele não consiga o registro na Justiça Eleitoral.

 Pressão de aliados

Enquanto isso, já tem aliados pressionando contra a tentativa do PT em manter a tropa unida em torno da pré-candidatura do ex-presidente preso. Com uma candidatura incerta alguns temem assinar um “cheque em branco” com os petistas.

A onda Bolsonaro e a onda Lula

Um dos mais representativos banqueiros do Brasil acredita que a onda Bolsonaro nas eleições está cada vez mais parecida com a que elegeu Lula em 2002.Desta vez, porém o movimento  não é de esperança, mas de repúdio a tudo o que se viu nos últimos anos.

Frase

“Mesmo preso, é nosso candidato” – Gleisi Hoffmann ao anunciar pré-candidatura de Lula

 

Por: Mariano Maciel


Deixe o seu comentário:

Todos os comentários postados são de responsabilidade de seus autores.