Projeto de lei quer liberar caça de animais selvagens no Brasil

Publicado em 31 de março de 2018

O deputado Valdir Colatto MDB Nacional

O deputado federal Valdir Colatto (MDB-SC) quer permitir a caça de animais silvestres no Brasil. A justificativa do projeto de lei é de que a alteração seria uma medida protetora contra algumas espécies consideradas invasoras e que supostamente oferecem perigos ao agronegócio.

Se aprovado, o PL 6268/16 representa uma mudança contundente, pois a caça de animais silvestres no país é proibida desde 1967, garantida pela Lei de Proteção à Fauna (5.197).

“Precisamos resolver isso de uma vez por todas, uma vez que estamos perdendo o controle dos animais que estão em desequilíbrio ambiental e hoje se tornaram grandes pragas, tanto para a cidade como para o campo”, disse o deputado Valdir em discurso na câmara.

Ao longo da proposta, o deputado detalha suas intenções, como a criação de áreas de reserva para a caça de animais em propriedades privadas, além de reduzir as multas e prisão para quem for pego caçando irregularmente.

Mesmo com a proposta de garantir 30% do lucro líquido gerado com a caça para planos de proteção e recuperação da fauna brasileira, Valdir Colatto foi bastante criticado por órgãos como o GreenPeace, que consideram o projeto a “liberação do assassinato de animais”.

Além do GreenPeace, um abaixo-assinado público está com mais de 50 mil assinaturas contra o projeto de lei. Vale lembrar que uma das grandes responsáveis pela extinção de espécies animais ao longo do século 20 foi a caça deliberada, comum especialmente na década de 1960.


Deixe o seu comentário:

Todos os comentários postados são de responsabilidade de seus autores.