Tico-tico no fubá‏

Publicado em 9 de janeiro de 2016

tico tico

José Gomes de Abreu, Zequinha de Abreu, apresentou “Tico-tico  no fubá” pela primeira vez em um baile em Santa Rita do Passa Quatro, em 1917, dando-lhe o nome de “Tico-tico no farelo”, por notar que os dançarinos saltavam no salão como os pássaros sobre o alimento. Posteriormente (1931), a canção recebeu o nome atual por que já que existia outra de mesmo título, composta por Canhoto, o paulistano Américo Jacomino, de “Abismo de rosas”.

Foi gravada originalmente por Carmem Miranda, vindo a tornar-se uma das mais conhecidas canções brasileiras em todo o mundo. Atingiu o ápice de sua popularidade nos anos 1940, quando fez parte de nada menos do que seis filmes em Hollywood, incluindo “Copacabana”, de 1947, no qual a “Pequena Notável” contracena com Groucho Marx.

A música teve inúmeras interpretações, inclusive foi tema para a apresentação da seleção brasileira de nado sincronizado  no XV Mundial de Esportes Aquáticos, realizado na cidade de Barcelona, em 2013. Curiosamente teve uma versão por Aurora Miranda (irmã de Carmem) em esperanto em seu LP “Brazilo kantas por pli bona mondo” (O Brasil canta por um mundo melhor), de 1970, idealizado pelo professor Sylla Chaves, um dos mais importantes esperantistas brasileiros, membro da Academia de Esperanto, jornalista, escritor e poeta.

Há uma gravação, pouco vista em nossos dias, de Francisco Sanches Gomez, o Paco de Lucia. 

Aos vinte anos ele foi tocar seu violão na TV, quando o apresentador garantiu ao público: “ele possui todos os segredo da guitarra espanhola”.

Até seu falecimento em 2014, o grande guitarrista ainda iria se aperfeiçoar, mas naquele ano de 1967 ele já dava mostras de seu imenso talento com a guitarra e brindou os telespectadores com “Tico-Tico no fubá”. É verdade que a versão do grande intérprete espanhol ficou um tanto quanto distante do que preconizara Zequinha, pois tornou a canção em um choro da Andaluzia, com andamento mais rápido e o ritmo mais próximo ao da música flamenca.

Assistam ao vídeo com a exibição do jovem Paco:


Deixe o seu comentário:

Todos os comentários postados são de responsabilidade de seus autores.