Com parceria do governo, clínica de doenças renais do Juruá é inaugurada

Publicado em 26 de janeiro de 2015
Clínica atenderá até 150 pacientes no Vale do Juruá (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Clínica atenderá até 150 pacientes no Vale do Juruá (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana inaugurou neste sábado , 23, a primeira Clínica de Doenças Renais do Vale do Juruá. O espaço levará pela primeira vez o tratamento de hemodiálise a segunda maior cidade do Acre, atendendo dezenas de pessoas que precisaram largar toda uma vida para poder realizar as sessões de filtragem do sangue em Rio Branco.

clinica do jurua-2A clínica é um investimento privado de mais de R$ 3 milhões, realizado pelos médicos nefrologistas Ricardo Sena e Monicely Sales e a médica clínica geral, Aline Cameli. O Sistema Único de Saúde (SUS) contratará os serviços para a população, com repasses de recursos do governo do Estado. “Para ter criado essa clínica aqui tivemos todo um desafio. E o maior entusiasta disso tudo foi o governador Tião Viana, principalmente por ver pacientes tendo que se mudar e viver longe de suas famílias”, conta Ricardo Sena.

Além da hemodiálise, serão ofertados para os pacientes o ambulatório de especialidade renal, a preparação para transplante renal – que ocorre em Rio Branco – e o serviço de hemodiálise dentro da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Ao todo serão 25 máquinas de filtragem do sangue. No primeiro momento a clínica poderá tratar 92 pacientes em dois turnos, podendo saltar para 150 pacientes em três turnos. Cada paciente necessita de três sessões de hemodiálise por semana, com duração de quatro horas cada uma.

Em Rio Branco, o Centro de Nefrologia possui 256 pacientes em hemodiálise. Até agora, 24 pacientes já confirmaram o retorno a Cruzeiro do Sul. A clínica estará à disposição de todos os moradores da região do Juruá e até mesmo dos municípios de fronteira com o Amazonas. A expectativa é de que as sessões comecem em 20 dias.

Fonte: Agência de Noticias do Acre.


Deixe o seu comentário:

Todos os comentários postados são de responsabilidade de seus autores.