Produtores da Transacreana realizam 7º Festival do Milho

Publicado em 9 de dezembro de 2013

foto sergio vale

Os produtores da região da Transacreana, uma das mais produtivas do estado, comemoraram o bom plantio deste ano com o 7º Festival do Milho. O evento também teve uma Feirinha da Agricultura Familiar e contou com a participação do governador Sebastião Viana. A festa foi realizada na sede da Cooperativa de Mecanização Agrícola da Transacreana (Coopmat).

Juarez Rodrigues, um dos diretores da Coopmat, explica que a cooperativa reúne mais de 50 produtores que se dividem em cinco grupos. “O meu grupo plantou 180 hectares no ano passado e este ano plantamos 360 hectares. Quem tem mecanização agrícola trabalha menos, produz mais e com mais qualidade. É muito gratificante poder viver e produzir na nossa terra”, disse.

O governador Sebastião Viana disse que a produção de milho quadruplicou nos últimos três anos e lembrou da demanda crescente que haverá com o desenvolvimento das criações de aves, peixes e suínos. Sebastião também agradeceu aos esforços do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma Rousseff pelos investimentos na produção agrícola.

“Quero que a Transacreana seja modelo de produção e desenvolvimento no campo e que as famílias possam alcançar o sonho de deixar os filhos na porta da faculdade, de fechar as contas no fim do mês e fazer parte de uma classe média rural, como eu tenho já tenho visto em alguns pontos do Acre”, disse o governador.

A Coopmat é a responsável pela organização do Festival do Milho, que tem o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Rio Branco. Os secretários de Produção do Estado e de Rio Branco, Lourival Marques e Jorge Fadel, também compareceram ao evento. Geraldo Pereira, deputado estadual líder do Partido dos Trabalhadores na Assembléia Legislativa (Aleac) também prestigiou o Festival do Milho, ao lado da vereadora Graça da Baixada.

A região deve atingir 1800 hectares de área plantada e o grande desafio posto pelos produtores ao governo do estado é o auxílio para a colheita, que precisa ser mecanizada também, garantindo o melhor aproveitamento da safra. Tião Viana garantiu ajuda e marcou uma reunião de trabalho para discutir a melhor a saída com os produtores da Transacreana.

Veja denuncia do sumiço do milho

rocha-diz-que-produtores-sao-ameacados-para-nao-denunciar-seaprof

Comentário

“Será que esse milho não vai sumir como o que sumiu recentemente, é ficar de olho quem sabe possa acontecer novamente”.

Informações da Agência

 


Deixe o seu comentário:

Todos os comentários postados são de responsabilidade de seus autores.