Petecão pede solução para possível isolamento de bairro em Brasiléia

Publicado em 11 de dezembro de 2013

Assessoria/Sérgio Petecão

peteca rb

Brasília – Preocupado com um possível isolamento de cerca de 600 famílias no município de Brasiléia, o senador Sérgio Petecão (PSD-AC) se reuniu nesta terça-feira (10) com o presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, e com o coordenador de articulação da agência, Antônio Felix, para debater a erosão da margem do Rio Acre que ameaça ilhar a população do Bairro Leonardo Barbora e Samaúna I e II, localizados na extrema fronteira com a Bolívia.

Sérgio Petecão destacou que o desbarrancamento causado pela erosão poderá alterar o curso natural do rio, isolando os moradores daquele bairro bem como, colocando em risco aproximadamente 30 moradias. “Estudos já foram realizados e comprovaram que existe grande possibilidade desta barreira ser rompida em poucos anos. Se isso acontecer, famílias, comércios e escolas ficarão isolados e a área ilhada correrá o risco de se tornar território boliviano causando um incidente diplomático”, alertou o senador.

peteca rb (1)

Vicente Andreu informou que a região já recebeu visita técnica da Agência Nacional de Águas e da Engenharia do Exército a pedido do Ministério das Relações Exteriores. De acordo com o Presidente, a ANA não executa obras, mas poderão transferir recursos financeiros ao Exército para elaboração do estudo técnico e o projeto de contenção.

Petecão cobrou um posicionamento formal da ANA. Segundo ele, o prefeito do município, Everaldo Gomes (PMDB), precisa ser comunicado de todos os procedimentos. “O prefeito é a autoridade máxima do município e precisa de informações das autoridades competentes”, disse.

O senador ainda visitará o Ministério de Relações Exteriores e o Exército para dar celeridade ao andamento do projeto.

 


Deixe o seu comentário:

Todos os comentários postados são de responsabilidade de seus autores.