MP lança campanha para combater a violência nas escolas

Publicado em 11 de dezembro de 2013

Saimo Martins

saimomartins@gmail.com

mp

Com o objetivo de estimular a cultura de paz nas escolas, o Ministério Público Estadual lançou a campanha ‘Conte até 10 nas Escolas’. O evento aconteceu no auditório da Secretaria Estadual de Educação, em Rio Branco, nessa terça-feira (10).

Criada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), a campanha busca transmitir aos estudantes do ensino médio uma mensagem de paciência e tolerância.

Os jovens foram escolhidos por conta dos dados alarmantes envolvendo esse público nos crimes violentos, seja como autores ou vítimas. “Hoje infelizmente, a televisão mostra que é bom ser valentão, só que o final dessa história é bem desagradável. O futuro é a cadeia ou o cemitério, em detrimento do sofrimento de quem fica, dos pais, dos amigos”, ressaltou o conselheiro do CNMP, Alexandre Saliba.

Com o lema ‘Valente mesmo é quem não briga’, a campanha propõe o debate sobre as consequências sociais e penais de um crime de homicídio, por exemplo, além de estimular atitudes de paz e de respeito aos direitos humanos.

“Hoje é um dia emblemático para lançar esse trabalho, quando o mundo chora a morte de Mandela e celebra o legado deixado por ele, que é o respeito às diferenças, aos direitos humanos”, destacou a procuradora-geral de Justiça Patrícia de Amorim Rêgo, ao lembrar a morte do ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, símbolo da luta em defesa dos direitos humanos.

Será distribuída a cartilha ‘Roteiro de aulas’, que aborda quatro temas centrais: vida e morte; direitos e deveres dos adolescentes; violência nas escolas e bullyng; e o enfrentamento da violência nas escolas. Com o material didático, os educadores poderão elaborar aulas que abordem o tema da violência, com o foco na valorização da vida e na mudança de comportamento.

Da redação Com informações do MPE

 


Deixe o seu comentário:

Todos os comentários postados são de responsabilidade de seus autores.