Especial: Quinari ganha 6 academias populares para mais qualidade de vida

Publicado em 12 de dezembro de 2013

Gilberto Moura

[email protected]

Obras voltadas para a qualidade de vida serão entregues na sexta-feira (13) pelo Prefeito do Quinari

academia quinari

O município do Quinari, distante 24km de Rio Branco, ganha na sexta-feira(13) 6 academias populares. Dentre essas academias 5 delas são ao ar livre e estão localizadas nos bairros Edilo Rodrigues, Centro, Mufumbo, Fazendinha e São Francisco.

A Academia do bairro Edilo Rodrigue está relacionada com as questões de saúde. Trata-se de uma Academia Intermediária voltada para o depósito de materiais, área de vivência, espaço externo composto de área multiuso com equipamentos para alongamento.

A Secretária Municipal de Saúde Rosana Pereira lembra que a Prefeitura já realiza ações na área de atividade física. “Já temos atividades voltadas para a qualidade de vida com a promoção de aulas voltadas a ginástica no centro do idoso, agora vamos ganhar esse espaço para fortalecer a execução dos projetos voltados para a qualidade de vida”, analisa a Secretária.

No caso dessa obra, ela é fruto de uma emenda parlamentar do Senador Aníbal Diniz (PT-AC) que alocou e conseguiu numa parceria com o Prefeito James Gomes (PSDB) a liberação dos recursos para a construção.

O projeto das academias populares tem como objetivo incentivar a prática esportiva, e combater o stress, o cansaço e o sedentarismo. A finalidade é proporcionar uma vida mais saudável para a população, principalmente as pessoas que não podem frequentar as academias particulares.

Os espaços localizados nos bairros Centro, Fazendinha, Mufumbo, sendo uma no Águas do Quinari e outra no Centro do Idoso, fazem parte das emendas do Senador Sérgio Petecão (PSD-AC) alocadas no orçamento da União e liberadas através do Ministro do Esporte Aldo Rebelo num pedido formalizado pelo Prefeito James Gomes em visita na Capital Federal.

Desde que foi implantado o projeto academias populares ele tem ajudado a prolongar à vida das pessoas, reduzindo as taxas de glicemia, colesterol, a obesidade e incentivando a socialização. Hoje nem a falta de dinheiro para frequentar uma academia é desculpa para ficar parado.

O Prefeito James Gomes (PSDB) fez questão de ressaltar que a conquista das academias populares é fruto de empenho de toda uma equipe. Ele lembrou que há uma burocracia na liberação dos recursos.

“Solicitamos o recurso do parlamentar, ele destina no orçamento, buscamos empenhar e depois liberar o pagamento, licitação e a ordem de serviço das obras, se chegar até a inauguração, ou seja, temos uma luta para vencer as barreiras da burocracia”, explica Gomes.

Para o gestor municipal, a instalação das academias significa um novo momento na área do lazer e inclusão social. “É um momento significativo, pois todo esse equipamento vai gerar mais qualidade de vida para as crianças, jovens, adultos e idosos”, enfatiza o Prefeito.

academia quinari (1)

 


Deixe o seu comentário:

Todos os comentários postados são de responsabilidade de seus autores.