Ceflora e Prefeitura de Rodrigues Alves certificam 120 em cursos profissionalizantes

Publicado em 2 de dezembro de 2013

Mazinho Rogério

[email protected]

burica

A entrega de certificados para participantes de cursos de qualificação profissional, no município de Rodrigues Alves, foi realizada nesta sexta-feira (29). Mais de 600 pessoas se formaram em cursos técnicos profissionalizantes no município, em 2013, oferecidos por diversas instituições de formação profissional em parceria com a prefeitura. Durante a formatura coletiva desta sexta, no Parque Municipal, foram certificados 120 concludentes de seis turmas ministradas pelo Centro de Formação e Tecnologia da Floresta (Ceflora).

Ao longo do ano de 2013 várias cursos foram aplicados, em Rodrigues Alves, com o objetivo de garantir à população, principalmente as famílias de baixa renda, as condições necessárias para que possam ingressar no mercado de trabalho. Formação em corte e costura, cabeleireiro, produção de hortaliças, línguas, criação de pequenos animais e outros foi proporcionada em comunidades urbanas e rurais.

Durante o mês de novembro se encerraram as turmas formadas pelo Ceflora nas áreas de horticultura, talhador de tecidos, inglês e espanhol básicos, depilador e informática. Durante a entrega dos certificados para os alunos dessas turmas, a jovem Dandara Pontes de Amorim, falou da emoção em aprender os conhecimentos básicos em espanhol.

“Foi algo que me identifiquei muito e passei a gostar do espanhol. Agora posso me comunicar em um novo idioma e tenho certeza que muitos de nós teremos oportunidades de contribuir com o nosso município, pois as oportunidades estão batendo à nossa porta. Agora teremos na nossa região a exploração de petróleo e o mundo inteiro estará conectado com a gente. Desta forma acredito que teremos oportunidades de aproveitar os nossos conhecimentos colocando em prática o que aprendemos” – disse a estudante.

O prefeito, Francisco Ernilson de Freitas (Burica) e a secretária de Assistência Social, Mônica Lima, acompanhados do vice-prefeito, Jailson Amorim, e dos vereadores Antônia Matos (PP), Jailson Eugênio (PC do B) e o presidente da Câmara, Chico da Borracharia (PSDB), prestigiaram a solenidade de entrega de certificados. O coordenador do Ceflora, Evilásio Santos, destacou a importância da parceria com os municípios para a realização dos cursos.

“São cursos do Pronatec que é um programa do governo federal, executado pelo governo do estado, no Acre, através do Instituto Dom Moacir, representado na região do Juruá pelo Ceflora, que precisa desse apoio das prefeituras para ser executado em todos os município. Aqui em Rodrigues Alves, tivemos todo apoio da equipe da prefeitura na pessoa da secretária Mônica Lima e do prefeito Burica. Por isso, não tivemos nenhuma dificuldade para qualificar um grande número de jovens e adultos” – ressaltou Santos.

O coordenador do Centro de Formação informou que uma nova planilha de cursos já foi definida para o próximo ano. Na programação de 2014 foram incluídos os principais cursos solicitados pela comunidade de Rodrigues Alves. “O grande anseio da população aqui é um curso técnico em enfermagem e já está garantido. Vamos formar uma turma aqui no próximo ano” – anunciou Evilásio.

“Estamos em parceria com todas as entidades que oferecem a formação profissional para qualificar nossa população para o mercado de trabalho. O mundo hoje exige que todo mundo domine uma profissão para ter sua oportunidade. Só este ano, em parceria com o Senac, Sebrae, Senar e outros, já tínhamos formado mais de 400 jovens e adultos. Com mais essas turmas qualificadas pelo Ceflora, estamos chegando aos 600 formados. Muitos já estão colocando em prática o que aprenderam e isso é importante porque nosso objetivo é que cada cidadão de Rodrigues Alves tenha condições de sobreviver com dignidade, sem depender exclusivamente do Bolsa Família” – disse o prefeito Burica.

Cópia de Vice-prefeito Jailson Amorim entrega certificadoCópia de vereadora Antônia Matos entrega certificadoCópia de Presidente da Câmara - Chico da Borracharia Entrega certificadoCópia de Evilásio - Ceflora entrega certificadoCópia de Prefeito Burica entrega certificadoCópia de burica certificado

 


Deixe o seu comentário:

Todos os comentários postados são de responsabilidade de seus autores.