Sindicatos reunirão filiados e população em protesto contra a violência nos hospitais

Publicado em 9 de agosto de 2017

violencia noshospitais

Os sindicatos realizarão um protesto contra a falta de segurança nos hospitais a partir das 8 horas desta quarta-feira (09/08), no terminal Urbano. A mobilização ocorre depois de várias tentativas de negociar com o governo do Estado a implementação de medidas de segurança.

O objetivo é mostrar para a população os perigos vividos pelos trabalhadores e pelos pacientes das unidades de saúde que estão sendo vítimas de furtos, assaltos, ameaças, chegando a ocorrer mortes.

Participam da mobilização o Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC), o Sindicato do Trabalhadores em Saúde (Sintesac), Sindicato dos Vigilantes, o Sindicato dos Odontólogos (Sinodonto), Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Acre (Sindifac) e Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB).

A mobilização retoma um movimento iniciado em 2015, quando houve o fechamento da BR-364, na frente do Hospital das Clínicas, para protestar contra a onda de violência. Na época, uma quadrilha invadiu o hospital em busca de dinheiro, celulares e para levar o caixa eletrônico.

Os sindicalistas afirmam que há dois anos vêm crescendo os registros de violências ocorridas dentro das unidades de saúde. Uma comissão foi formada para debater o tema com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), sendo realizadas diversas visitas às instituições para a adoção de estratégias capazes de coibir os crimes, mas até o momento o governo do Estado não aplicou as determinações.

Os representantes das entidades estão convocando os filiados e a população para o protesto e, caso o poder público deixe de implementar melhorias, uma paralisação poderá ser deflagrada por todas das categorias. O objetivo é evitar mais mortes, como a do vigilante, ocorria na quinta-feira, 27 de julho, na Maternidade do Juruá.

Freud Antunes

Deixe o seu comentário:

Todos os comentários postados são de responsabilidade de seus autores.