Acre: A eleição já começou

Publicado em 30 de agosto de 2017
O alto clero do Juruá.

O alto clero do Acre.

Em conversa com importante liderança do PP acreano, ele me sai com a seguinte afirmativa: “A eleição aqui em Rio Branco já começou”. Tem ele razão na acertiva, a FPA já está com uma caravana rodando todo o estado com seus quatro pré-candidatos, a oposição além dos vários eventos partidário, planeja para os próximos dias (meados de setembro), um grande evento político para o Vale Sagrado (Vale do Juruá). Apostem suas ficha a corrida começou.

Força e unidade

A caravana da FPA com os quatro pré-candidatos: Emilson Farias, Daniel Zem, Nazaré Araújo e Marcos Alexandre além dos dois pré-candidatos ao Senado: Jorge Viana e Ney Amorim têm feito grandes eventos pelos municípios por onde passaram e motivado a militância. Até os oposicionistas mais ferrenhos tem reconhecido que a cada nova plenária e nova cidade a FPA tem demonstrado força e unidade.

Simplicidade

Na agenda do fim de semana passado quando a caravana da FPA passou pelos municípios de: Manoel Urbano, Sena Madureira, Tarauacá e Feijó, o prefeito Marcos Alexandre aparece cada vez mais ao seu estilo nas caminhadas corpo-a-corpo com o eleitor, dessa vez acompanhado de Jorge Viana e Ney Amorim. Nada de Bandeiras vermelhas e militância, isso ficou mais para os eventos fechados dos Partidos. Ao contrário das maiores lideranças esquerdistas como Lula que gosta de multidões e militância uniformizada, ele prefere o contato simples e direto com o eleitor, a fórmula até aqui deu certo.

Briga de cachorro grande

A decisão do Vice de Gladson Cameli vem dando o que falar. Prometida ao Alan Rick para o ato de filiação ao Democrata, Gladson vem cozinhando Alan Rick e Bocalom em banho-maria. Mesmo depois de Alan Rick receber a unção da alta cúpula do PMDB o impasse continua. Um membro do alto clero tucano me falou que para o PSDB é questão de vida ou morte indicar o vice, e já teria até nome. Segundo o tucano Vanda Milani viria do PP para o PSDB para ser a vice na chapa Cameli. Indicar o vice seria parte do acordo com o PSDB nacional para dar palanque no Acre ao candidato tucano a presidência em 2018. Seria esse o motivo do impasse? Pelo visto é briga de cachorro grande.

Vale da Esperança

A mesma liderança progressista, disse ainda que esperam que o Vale Sagrado dê a vitória ao filho Gladson Cameli. Eles apostam que por ser filho de Cruzeiro do Sul e herdeiro político do legado de Orleir Cameli, Gladson possa sair do Vale Sagrado com uma votação acachapante.

Não é bem assim

Numa rodada política na Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul, oposicionistas mais exaltados diziam que seria fácil a Eleição de Cameli, pelo fato de algumas lideranças entre elas ex-prefeitos da FPA estarem desgastadas em seus redutos. Não é bem assim… Muita calma nessa hora.

Mais vivo do que nunca

Engana-se quem acha que o grupo político do ex-prefeito de Marechal Thaumaturgo, Itamar de Sá perdeu força. Com o desempenho fraco da Gestão Pyãnko e os investimentos feitos em Marechal pelo governo do estado, Itamar deve ser o fiel da balança na eleição do alto Juruá.

Sales e Sá

Mesmo depois de 25 anos de emancipação política de Marechal Thaumaturgo e Porto Valter, a influência do ex-prefeito Vagner Sales é notória na política desses dois municípios. E com a recente polarização política com o ex-prefeito de Marechal Thaumaturgo Itamar de Sá, quem deseja ter votos nesses municípios terá de buscar apoio do Clã dos Sales ou se abrigar na companhia do Itamar de Sá.

Não mostrou a que veio

As informações que chegam de Marechal Thaumaturgo são de que a esperança depositada no primeiro Indígena a ser prefeito no Acre está se transformando em decepção, já se vai quase um ano de mandato e ainda não mostrou a que veio.

De Lavada

Engana-se quem acha que o Senador Gladson Cameli vai ganhar de Lavada da FPA no Juruá. Mesmo sendo do Juruá e se apoiando na memória de Orleir Cameli, as coisas não serão tão fáceis como os aliados mais afoitos estão pensando.

Polarização

Não devemos esquecer que as eleições no Vale Sagrado tem sido muito polarizadas e que se Gladson conta com quatro prefeituras na região, do outro lado além de um prefeito terá toda máquina do estado e Políticos experientes como: Cesar Messias, Déda, Itamar de Sá, Josa e o Clã dos Lima. Todos conhecem muito bem onde as andorinhas dormem nas barrancas do Vale Sagrado.

Muita calma nessa hora.

Portanto é bom acalmar a euforia e botar o pé na Estrada pra Eleger o homem, pra não fazer como as últimas duas eleições estaduais, quando a FPA ganhou até mesmo em redutos consolidados da oposição. Depois não digam que ninguém avisou.

Muita pedra pra quebrar

Os desafios da FPA são imensos se quiser abrir espaço no Vale Sagrado. Passa pelo seu pior momento político e ainda terá que enfrentar quatro prefeituras e um grupo de oposição poucas vezes tão motivado como agora pra derrotar o governo e o PT.

Contraponto

O contraponto vem da capital, onde a figura do prefeito Marcos Alexandre é maior que o próprio projeto esquerdista da FPA. Mesmo o governo em dificuldades e o PT passando pelo pior momento da sua história a imagem de Marcos Alexandre não sofreu maiores arranhões com a população do maior Colégio eleitoral do estado. Há quem diga ser mais fácil Marcos Alexandre avançar no interior que Gladson Cameli o suplantar na capital.

Peregrinação

Na última semana passaram pelo Vale Sagrado a Ex-deputada Antônia Lúcia, Israel Milani e Pedro Logo. Entre compromissos profissionais as informações são de que as conversas foram intensas de olho em 2018. O tempo é curto e correr é preciso.

Porto Seguro

Depois de sofrer um duro golpe com a ida do PSL para a oposição, lideranças que compõe o partido e são da FPA se preparam para um desembarque coletivo no PV. A fusão das duas forças convergindo para o Partido Verde fortalece e muito as candidaturas de Padro Logo e Henrique Afonso que além dos bons quadros do PSL ganham a estrutura e o apoio dos Verdes de raiz.

Boa Política

É louvável a iniciativa dos vereadores: Elenildo da Pesca, João Keleu, Ocenir e Mariazinha de formar uma frente parlamentar suprapartidária para fiscalizar a execução de recursos no Município de Cruzeiro do Sul. Boas iniciativas devem ser sempre aplaudidas.

Como não sou Bau, em breve falarei da bomba que esta existindo dentro do alto clero na politica do Juruá aguardem…

Que venham os desafios, o que seria da vida sem eles? Apenas o primeiro passo foi dado… A sorte está lançada.

 

Por: Luiz Carlos Rosa.

WhatsApp 68 999579053


Deixe o seu comentário:

Todos os comentários postados são de responsabilidade de seus autores.