Após assumir Endemias, prefeitura intensifica ações para redução dos índices de malária

Publicado em 12 de julho de 2017

endemias-2

Após a Prefeitura de Cruzeiro do Sul assumir o setor de Combate a Endemias no mês de junho, diversas ações inovadoras estão sendo desenvolvidas e intensificadas pelas equipes da Coordenação de Vigilância Entomológica, através da Secretaria Municipal de Saúde. O propósito é reduzir nos próximos meses os índices de malária no município.

A coordenadora do setor, Muana Araújo, montou junto com sua equipe um informe epidemiológico da malária, que controla os dados registrados na zona urbana e rural, e apresentou para o prefeito Ilderlei Cordeiro e para o secretário municipal de saúde Edir Clemente. De acordo com a coordenadora, entre as principais atividades desenvolvidas emergencialmente está a busca dos assintomáticos, que são as pessoas com a doença, mas que não sentem os sintomas, não fazem o tratamento e continuam transmitindo.

“Outra ação que estamos realizando é voltada para as gestantes e lactantes hospedeiras, que não podem fazer o tratamento completo com a primaquina e acabam sendo transmissoras da malária. A secretaria realiza com essas mulheres a distribuição dos mosquiteiros, repelentes e a borrifação nas residências”, explicou Muana.

Segundo o secretário Municipal de saúde Edir Clemente, a prefeitura também realizou instalação de novos laboratórios em áreas ribeirinhas e ativou o funcionamento dos já existentes nas comunidades rurais durante os finais de semana, oferecendo ainda melhores condições de trabalho para os agentes, com disponibilidade de insumos suficientes para trabalhar e coleta diária de dados com atualização no sistema nacional .

“Os agentes iniciaram também já os trabalhos de educação em saúde, abordando assuntos como os sintomas, tratamento, riscos e cuidados que devem ser tomados pela população para evitar e tratar a malária, realizando palestras dinâmicas em escolas, postos de saúde e diversos outros locais”, destacou o secretário.

O prefeito Ilderlei Cordeiro está oferecendo todo suporte necessário para o combate da malária. De acordo com ele, a partir da próxima semana iniciam os mutirões de limpeza realizado em conjunto pelas Secretarias de Obras, de Limpeza Pública, Meio Ambiente e de Saúde, nos bairros e comunidades com maior índice da doença, o que faz parte do cronograma de ações da coordenação.

“Temos que entrar em ação principalmente nos bairros e comunidades com maior número de casos. A malária não pode ser tratada como algo comum, temos que levar todas as informações para população. Estamos fazendo um verdadeiro mutirão de combate ao mosquito, com a união de todas essas secretarias, e com a colaboração dos moradores, a quem pedimos a ajuda para se unir a nós, vamos conseguir reduzir os números dessa doença em Cruzeiro do Sul”, finalizou o prefeito.

 


Deixe o seu comentário:

Todos os comentários postados são de responsabilidade de seus autores.