O Brasil se tornou um conjunto de Críses !

Publicado em 16 de dezembro de 2015

 

DIMAS-COLUNA-3Dalila enganou Sansão e Dilma a nação

Dilma não era tudo aquilo que ele falava. A mãe do PAC, a gerentona. Mas ela não era tudo isso. Ela era uma mulher dura, ríspida, que não mostrou ter toda essa genialidade como tentaram mostrar.

Irresponsável

Ela teve nas Minas e Energias durante quatro anos, e a Petrobras estava ligada a Minas e Energia. Ela foi chefe da Casa Civil durante quatro anos e a presidente do conselho da Petrobras era a chefe da Casa Civil. Na realidade, ela foi irresponsável .

Falta acertar com o Brasil

O  vice-presidente da República, Michel Temer, afirmou que “acertou os ponteiros” com a presidente Dilma Rousseff na reunião que os dois tiveram , no  Palácio do Planalto, na verdade está ocorrendo exatamente o oposto, Dilma e Michel claramente não falam mais a mesma língua .

Ta confiante

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse nesta segunda-feira (14) que, mesmo que o Supremo Tribunal Federal (STF) anule a votação secreta que elegeu a comissão especial do impeachment, dificilmente o resultado mudará caso seja refeita com voto aberto.

Guerra é Guerra

O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (CE), afirmou nesta segunda-feira (14) que a ordem do Palácio do Planalto para a base aliada é imprimir ritmo acelerado à votação de matérias de ajuste fiscal, ao processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff e às investigações no Conselho de Ética da suposta quebra de decoro parlamentar de Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Coincidência

A presidente Dilma precisa de 171 votos para  sair do impedimento, número esse que um governo considerado o maior 171 da história da República tenta manter a todo custo .

Mudança de foco !

O governo tenta de toda forma vincular o pedido de impedimento ao Presidente da Câmara  Eduardo Cunha que está enfraquecido com denúncias graves de todos os lados .

Vale lembrar

Que o processo de impedimento teve origem com o pedido de Hélio Bicudo fundador do (PT), é considerado um dos maiores juristas do País, não consigo imaginar que um homem com o carater e sabedoria como Hélio, possa inserir um pedido sem amparo constitucional .

Não Cola

Passa da hora dos defensores da permanência de Dilma trocar a frase “NÃO VAI TER GOLPE “, por argumentos , SIMPLES ASSIM .

Não era golpe

No começo de 1999, era o PT quem trabalhava pela saída do então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Coisas do destino

O primeiro pedido de impedimento havia sido formulado pelo então deputado Milton Temer (que era filiado ao PT), em 29.abril de 1999. A Câmara tinha como presidente naquele momento o atual Vice-presidente Michel Temer .

Acusação

Milton Temer acusava Fernando Henrique de ter cometido crimes de responsabilidade durante a execução do Programa de Estímulo à Reestruturação do Sistema Financeiro Nacional, o Proer.

Economia

Os economistas do mercado financeiro acreditam que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil vai fechar 2015 em queda de 3,62%, segundo o boletim Focus divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira (14). Se confirmado, será o pior resultado em 25 anos, ou seja, desde 1990 – quando houve retração de 4,35%.

 Dólar

O dólar fechou em alta nesta segunda-feira (14), após chegar a passar de R$ 3,90 durante o dia, com investidores repercutindo negativamente a menor presença popular nas manifestações pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff e adotando estratégias mais defensivas no início de uma semana marcada por eventos importantes no Brasil e no exterior.

Disse Levy

A questão do rebaixamento é reflexo da realidade. É que nem campeonato de futebol, se você não se reorganiza, você não consegue ter união e o resultado é sério”.

De frente com Dimas

Doutora Alessandra, Vossa Excelência juntamente com o Ministério Público foi uma das figuras centrais responsável pelo bloqueio da Ympactus, na época gerando além de muita polêmica ódio em alguns,  Vossa Excelência se arrepende em algum momento ou foi apenas o que devia ser feito de acordo com a lei vigente em nosso País ?

Não há nenhuma possibilidade de arrependimento, porque não estávamos tratando, tal como ficou provado devidamente, de um ato de simples vontade do Ministério Público. Não acordamos num dia ruim e resolvemos fechar uma empresa. Tratamos, em verdade, de fazer com que a lei fosse cumprida, porque estávamos diante da maior pirâmide financeira já existente no país, que assumiu proporção gigantesca no Acre, ganhando apoio de parte dos deputados estaduais e até do poder executivo, quando, na verdade, tal como restou comprovado, o modelo de negócio já era insustentável há mais de dois meses antes do bloqueio judicial. Assim, seria apenas uma questão de tempo para que tudo desabasse, sem que qualquer dinheiro pudesse ser apreendido para restituir aos que nada ganharam com o investimento ilegal que fizeram.

Além da Ympactus tínhamos na época outras várias empresas atuando em nosso País,para Vossa Excelência grande parte dessas empresas atuavam de forma irregular ?

Há outras pirâmides operando hoje por meio da internet, sem, contudo, a força da Telex free, porque também houve o aspecto pedagógico. Muitos aprenderam que é menos pior trabalhar honestamente do que postar anúncios que ninguém lê e chamar parentes ou irmãos de igreja para participarem de um negócio ilícito que, evidentemente, atrai, sobretudo, pessoas que vivem onde o atraso, a pobreza e a falta de opções, que deveriam ser criadas pelo poder público para assegurar o desenvolvimento, levam pessoas ao caminho só aparentemente mais fácil. É ainda importante dizer que em muitos Ministérios Públicos hoje há investigações envolvendo pirâmides financeiras, além, obviamente, do trabalho que a Receita Federal vem desenvolvendo para que os tributos sejam pagos sobre a renda auferida ilicitamente por todos os envolvidos, porque, na verdade, ao contrário do que geralmente é informado por quem monta o negócio, os tributos não são pagos devidamente.

Vossa Excelência durante esse período sofreu algum tipo de ameaça ?

Durante todo o período, ameaças e processos administrativos. Mas, obviamente, o Estado do Acre tem o dever de assegurar a integridade dos membros do Ministério Público.

Há pouco tempo sua colega e promotora Nicole foi encontra sem vida em seu apartamento, na época houve muita especulação sobretudo na imprensa, pós isso foi declarado que a promotora estava em estado de depressão, Vossa Excelência era uma pessoa muito próxima da promotora, o caso Ympactus alterou a rotina de Nicole ?

Nem um pouco. A colega me substituiu durante licença, no período em que houve a conclusão da investigação instaurada por mim, e a propositura das duas ações, sendo que a primeira ação ela fez juntamente com dois outros colegas, e a segunda, também assinada pelos três, foi revista inteiramente por mim. Com o meu retorno, reassumi o caso e ainda contei e conto com a ajuda de colegas fundamentais no trabalho, os Promotores de Justiça Marco Aurélio Ribeiro e Danilo Lovisaro.

A promotora Nicole desabafou em algum momento com Vossa Excelência ?

Na fase em que me substituiu sempre conversávamos pelo telefone, até tarde da noite, estive sempre ao dispor dela, especialmente porque ela era jovem na carreira. Mas Nicole soube honrar o cargo que conquistou por meio de concurso público idôneo.

Qual o recado que Vossa Excelência levaria hoje para essas pessoas que mesmo com a morte da promotora Nicole continuaram com ódio  ?

Que o ódio envelhece quem sente. E que a morte de alguém não é motivo para comemoração, porque todos os que comemoram mais cedo ou mais tarde morrerão também. O ser, como nos diz o maior filósofo do século XX, Heidegger, é sempre o ser para a morte. Todos, infelizmente, morreremos, de causas naturais ou não. A morte é um evento inevitável.

Qual a  frase que Vossa Excelência diria a sua colega e amiga Nicole, no dia de hoje ?

Não fui amiga de Nicole, fomos colegas de trabalho, portanto, só soube dos problemas pessoais que ela carregava, quando faleceu. Sinto profundamente pela família dela, mas, de uma coisa a família da colega pode ter certeza, enquanto no Ministério Público Nicole esteve, ela nunca nos envergonhou, muito pelo contrário, cumpriu a Constituição.

Há pouco tempo tivemos um dos maiores desvios de Dinheiro público do estado que foi batizado de G7, Na sua concepção o procedimento adotado respondeu de forma Autêntica os anseios da sociedade acreana ?

Não conheço os autos da G7, acho apenas que a resposta à sociedade tem sido lenta ao que, quando investigamos o caso Cidade do Povo, já se apresentava como descumprimento flagrante da lei de licitação e mistura indevida de interesses e bens públicos com interesses e bens particulares. Mas, pelo que sei, a G7 retornou o seu curso natural. Investigar e punir fazem parte do estado democrático do direito. Não há estado democrático de direito no qual alguém esteja acima da Constituição. Ninguém está!

Passamos por um momento difícil em nosso País, na sua concepção o Brasil está preparado Juridicamente para enfrentar mudanças  fortes no campo politico em nosso País ?

“Tenho certeza de que” estamos preparados para qualquer crise, nossas instituições estão funcionando, isso é fundamental. Quanto ao exercício da democracia, vamos aprender errando e acertando também. Democracia é assim. Mas é certo que num país de desigualdades severas como o Brasil ainda apanharemos muito até aprendermos a fazer boas escolhas.

Vossa Excelência é promotora, mas como cidadã brasileira a senhora é a favor do impedimento de Dilma Rousseff  ?

Sou a favor de que o TSE diga se houve ou não ilicitude na campanha dela, e que, assim, as medidas previstas na Constituição sejam tomadas. Quanto ao impedimento, esse nunca foi golpe, porque tem previsão constitucional, e as pedaladas são motivos suficientes para que qualquer chefe do executivo perca o poder no Brasil. Mas o impedimento, que necessita de motivos previstos na CR de 88, é uma decisão política. E, assim, não me cabe dizer se gosto ou não, se desejo ou não que ela perca o cargo. No fundo, acho que os brasileiros fizeram uma escolha, e devem arcar com as consequências políticas desse ato. O fundamental no país é que haja uma reforma política que mude tudo, radicalmente tudo que diz respeito ao exercício do poder político e suas formas de acesso. Precisamos controlar o legislativo por meio do recall, o parlamentar precisa ter o mandato revogado pelo eleitorado, quando, por qualquer motivo previsto na CR, não lhe esteja agradando. Necessitamos, também, colocar fim ao quociente eleitoral, que hoje é responsável por quase noventa por cento dos deputados federais que exercem mandatos, esses deputados, e o mesmo ocorre com os estaduais, não foram os mais votados, não se sentem ligados ao eleitor e nem o eleitor se sente ligado a eles. Não há motivo para mandato de senador de 8 anos, além disso. A reeleição, ademais, mostrou-se um desastre, e espero que ninguém nunca mais recrie essa famigerada ideia. O voto distrital é outra urgência. Enfim, se as coisas continuarem como estão, estaremos sempre muito mal! Precisamos agir como republicano numa República.

Para Vossa Excelência o que significa a palavra corrupção em nosso País ?

É o câncer em estado terminal. A corrupção surgiu com a chegada da Coroa Portuguesa no país. Sugiro a todos que leiam O jeito na cultura jurídica brasileira, para que compreendam as raízes da corrupção no país. A corrupção não foi criada pelo atual governo, mas foi institucionalizada nos dois últimos governos de modo severo. Estamos falando até de venda de medida provisória. É quase o fim da linha. A corrupção invalida qualquer discurso de combate à pobreza, porque quem primeiro é atingindo por ela é quem mais precisa do estado funcionando bem. Não são os mais ricos que sofrem primeiro com a corrupção, são os que precisam de programas de transferência de renda, como o bolsa família, que, na forma como está, é um desastre, não garante autonomia aos seus beneficiários, os que necessitam do SUS, da escola pública, etc.

Considerações finais ….

Confio que o tempo nos fará acertar. Mas ainda será longa a caminhada.

 


Deixe o seu comentário:

Todos os comentários postados são de responsabilidade de seus autores.